Palavras do Auditor-Fiscal Gabriel Rissato, Candidato a Presidente

Meu nome é Gabriel Rissato e ocupo com muito orgulho, há nove anos, o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Minha formação acadêmica é na área do Comércio Exterior, com pós graduação em Negócios Internacionais e em Direito Tributário. Ainda este ano tenho expectativa de concluir o Mestrado em Fazenda Pública e Administração Financeira e Tributária ministrado pela Universidade Nacional de Educação a Distância e pelo Instituto de Estudos Fiscais, ambos da Espanha. Atuo também como Professor de Ensino Superior, ensinando a disciplina de Sistemática do Comércio Exterior, junto à Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Gabriel Rissato

Desde meu ingresso no cargo, em 2015, sinto uma profunda necessidade de atuar em prol da valorização da minha carreira pública e da minha instituição. Fui membro do Comando Regional de Mobilização da 2ª Região Fiscal e representante da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Santarém junto à Delegacia Sindical do Pará durante meus três anos de permanência na região norte, entre 2015 e 2018. Na sequência, integrei, no triênio 2019-2021, a Delegacia Sindical de São Paulo, ocupando o cargo de Diretor de Comunicação Social. Atualmente, exerço a função de Diretor de Estudos Técnicos junto à Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional.

Iniciei minha carreira pública aos 19 anos, tendo garantido, graças à base adquirida para preparo para o vestibular, a aprovação em um concurso de nível médio da Polícia Civil de São Paulo. Concluída a faculdade, iniciei os estudos para outros cargos na instituição, porém, sem vislumbrar boas chances de valorização profissional, passei a centrar meus esforços na área fiscal.

Após anos de sacrifício e abnegação, partilhados com os outros colegas que acompanham este relato, fui recompensado com a primeira aprovação, para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal, com nomeação aos 26 anos, em 2013. Finalmente, dois anos depois, logrei êxito em alcançar meu objetivo final: o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil!

Lembro como se fosse ontem a satisfação que senti ao evidenciar meu nome no Diário Oficial da União. Foram anos de dedicação, direta ou indireta, ao projeto que, enfim, coroaram uma vitória que, naquele momento, compensou todo o esforço e permitiu que eu pudesse exercer uma atividade nobre e com ampla autonomia, em prol do desenvolvimento de meu país e garantindo um padrão de vida adequado para mim e minha família. Após quase uma década de exercício no órgão e militância na seara sindical, mesmo presenciando alguns reveses, não permiti que nenhum gosto amargo tirasse o sentimento de conquista de minha alma. É sobre esse senso de pertencimento a algo maior que sustento minhas ações e quero trabalhar, em conjunto com meus colegas de Diretoria, pela valorização do nosso cargo e da nossa instituição!

Exerci, como muitos, minha autoridade em condições precárias, quando de minha lotação inicial. Senti a satisfação do dever cumprido ao lavrar um auto de infração extenso, um despacho decisório sobre assunto controverso e por coordenar uma ação de repressão sobre um grande sonegador. Atuei nas mais diversas frentes, da Aduana, minha menina dos olhos, aos tributos internos, sempre com muito orgulho do nosso ofício e das nossas atribuições. Tive a oportunidade, por conta das atividades sindicais nacionais, de verificar a situação laboral de dezenas de unidades, literalmente do Oiapoque ao Chuí, e pude perceber como nosso país é vasto e diverso e como cada Auditor-Fiscal é uma chama de esperança e civilidade perdida nos mais ermos rincões. É com tal sentimento que quero dar minha parcela de trabalho em prol do voto de confiança depositado por cada autoridade fiscal.”